100 anos

Tô (quase) viva e atrasada para comentar sobre o centenário.

Enfim… teve o centenário da imigração japonesa ao Brasil, blá blá blá, coisa que passou o tempo todo sem parar e todo mundo já sabe que aconteceu… Aqui no Japão, vi o começo de um documentário sobre isso, mas estava podre demais e acabei dormindo antes mesmo de o primeiro bloco terminar… sem falar que não estava entendendo nada… =P

Indo ao que interessa: entraram em circulação as moedas em comemoração ao centenário, de 500 ienes.

Antes, era para a moeda ser assim:

Essa imagem aí é a reprodução de uma estátua feita por uma mulher chamada Cláudia Fernandes, localizada em Santos.

O monumento:

O Monumento ao Imigrante, com personagens que representam uma família de japoneses, foi criado pela artista em 1998, nas comemorações dos 90 anos da imigração. Na época, a artista paulista venceu um concurso promovido pela Federação das Províncias do Japão no Brasil.

Este ano, a artista foi procurada pela comissão responsável pelas comemorações do centenário para produzir 250 troféus com a mesma imagem. Ela recebeu R$ 90 por unidade, além dos R$ 85 mil pagos pelo monumento que está em Santos. Mais tarde, descobriu pela internet que o governo japonês estaria produzindo moedas de 500 ienes (US$ 4,80) com uma imagem baseada na sua obra, sem sua autorização.

A comissão teria tentado convencê-la a assinar documentos cedendo os direitos autorais. “Ao ler o documento, percebi que os papéis incluíam não apenas os troféus, mas muito mais do que isso, inclusive as moedas, que já estavam produzidas”, diz a artista. Esta semana, uma equipe de TV procurou a artista para ouvi-la sobre a notícia de que o governo japonês teria desistido de colocar as moedas em circulação diante do risco de um processo por violação de direito autoral.
[fonte – Esse link tenta imprimir a página em questão; coisa irritante! É só cancelar.]

As autoridades japonesas pretendiam distribuir a moeda a partir de maio, acreditando que a escultura pertencia a uma associação de imigrantes de origem japonesa no Brasil.

Mas a associação descobriu que o escultor estava amparado por um direito sobre a utilização de sua obra e então pediu a Tóquio que alterasse o motivo da moeda.
[fonte]

O cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Jiro Maruhashi, representante do governo japonês em São Paulo, confirmou que o governo daquele país cunhou as moedas com base nas informações erradas da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil e, mais tarde, da ACCIJB. Maruhashi classifica o tropeço de “ocorrência infeliz”.

“O Japão não tinha intenção de infringir ou violar direito autoral.”

O presidente do Comitê Executivo da ACCIJB, Osamu Matsuo, afirmou que a associação e a federação achavam deter os direitos para usar a imagem na cunhagem e, por isso, liberaram o projeto. “É uma pena. Nós fizemos tudo com boas intenções. O governo queria comemorar usando o desenho, pensando que estivesse tudo direito.”
[fonte]

Problema resolvido [ou não =P], a moeda agora é assim:

Isso aí é um ramo de sakura [flores de cerejeira] e um ramo de café. Essa coisa escrita em japonês com o número 20 na parte inferior da moeda indica que se trata do ano 20 da Era Heisei. Ou seja: este ano, 2008, é o vigésimo ano do reinado do atual imperador, Akihito, que começou em 8 de Janeiro de 1989 [A conta não está errada; aqui conta-se o primeiro ano também, ou seja, 1989 foi o ano 1 da Era Heisei. Na verdade, isso é uma droga, porque, pela contagem japonesa, eu tenho um ano de idade a mais do que aprendi que tenho… ou seja, aqui virarei balzaca um ano antes do que no Brasil! Buááá! =P].

Sakura:

Café:

E o verso da moeda mostra o Kasato Maru, o navio pioneiro dos imigrantes, com o mapa da América do Sul, com o Brasil em destaque, ao fundo:

Kasato Maru:

O nível de detalhes da moeda impressiona. Trabalho com microscópio, então analisei a moeda com meu instrumento de trabalho… hohoho

As pétalas da sakura estão impecáveis, embora o pé de café esteja meio estranho. Acho até que o desenho esteja parecido mesmo com um ramo de café, mas, sei lá…

No Kasato Maru, é possível ver direitinho as redes, a âncora e o nome, em letras romanas e em kanji, da embarcação. O kanji eu só consegui ver no microscópio. =P

Pensei em comprar umas moedas e mandar pra uma galera que ficou no Brasil, mas a brincadeira ia ficar MUITO cara e acabei comprando só para três amigos, que são descendentes de japoneses e que são mais próximos a mim. O resto fica chupando dedo porque, afinal, também tenho avós e tios que vão ganhar a moeda e minha carteira não é nenhuma cornucópia [infelizmente =P].

.

.

.

Este post foi uma coisa meio besta, mais para dizer duas coisinhas:

1. Bia, Déba e Gushi, vocês ganharão um presentinho! =D

2. As moedas de 500 ienes custam exatamente 500 ienes e são válidas como dinheiro de verdade em todo o território japonês. Sim, o cidadão pode comprar um par de meias ou uma cerveja com um pacote de amendoim com essa moeda, DIFERENTEMENTE da moeda de 2 Reais, que é enfeite e que custa 24 Reais. Fala sério, meu! >=PPPPP

Em tempo: A moeda-enfeite brasileira tem o Kasato Maru de um lado e a imagem de uma imigrante colhendo caqui, fruta introduzida no Brasil pelos japoneses, de outro.
[O que me faz pensar na piada mais estúpida EVER! “O que é um pontinho laranja pulando na mata? R: É um caqui-pererê” ~~~shame on me! u_u’]

Se, por um lado, gostaria de ter essa moeda de 2 Reais, por outro, recuso-me a gastar 24 paus com isso… um roubo! =PPP

~~~Ah! NENHUMA das fotos desse post é minha. Acho que as baterias da minha câmera pediram arrego de vez! Quem é que merece? T_T’

Publicado em centenário. 5 Comments »

5 Respostas to “100 anos”

  1. Laura Says:

    Miyukinha, cadê a minha moeda?? hein? ahn? quede?

    Falo mais com vc não, até ter essa moeda nas minhas mãos u_u’ hunf, chata boba feia! =P

    Ó, vou fazer um trato, qdo vc voltar por Brasilis, me dá qualquer moeda japonesa, porque eu faço coleção de moedas e assim vc me ajuda e eu te ajudo, né? Olha como sou boazinha u_u²

    E vem cá, o Brasil é um país de merda mesmo, como pode cobrar 24 reais por uma moeda comemorativa que custa 2 real e mesmo assim não tem valor comercial nenhum??? Tipo, se eu tiver fome não poderei gasta-lo na padaria pra comprar um pingado e um pão na chapa ¬¬’
    Porque não nasci com descendência europeia? PORQUE? Assim já estaria longe e morando em algum país da Europa, com certeza!

  2. Alexandre Shimu Says:

    “O nível de detalhes da moeda impressiona. Trabalho com microscópio, então analisei a moeda com meu instrumento de trabalho… hohoho”
    Qual é seu trabalho aí heeein?😉

    “Este post foi uma coisa meio besta, mais para dizer duas coisinhas”
    Que isso! Achei interessante!

    Pra comentar o comentário da Laura😀 mesmo assim prefiro ser brasileiro!

  3. Debs Says:

    Nossa, MUITO LOUCOOO!!! Quero a moediiiinhaaaaa!
    Vou ver se roubo uma moedinha q meu irmão trouxe da Austrália e te mando… tem uns animais fofos!!

    Essa semana te enviarei um pacote! Preciso só esperar receber (sei lá qundo será isso, to sem emprego de novo! UHAhuaHua, mas to feliz, espero achar algo legal dessa vez).

    Acabei de criar um blog com meus estudos de desenhos e coisas nada a ver… se quiser, dá uma olhada e dicaaas! Afinal, vc é mo boa nisso!!
    Eeee!

    Ah, depois olha esse site! Muito louco! http://www.rachelriordan.com/

    Beijos!

  4. Débora Says:

    Bahhhhhhhhhhh!!!

    Valeu pelos comentários e dicas! To super empolgada!
    Putz, então eu ESTOU lendo ainda aqule livro do lado direito, tem me ajudado muito! To lendo tb um do Nicolaides e uns outros que to baixando pela internet. Eu fiz um curso de uma semana de Ilustração Infantil (caramba, MUITO LEGAL) e fiquei com vontade de te arrastar de volta pra cá. Poutz, tem mto mercado aqui nessa área, tá crescendo MUITO e não há mtos profissionais nessa parte de desenho infantil.. vc seria perfeita!

    Boba!
    Se bem q nada impede de vc trabalhar via internet, a maior parte dos ilustradores nem precisam mais ir pra editora… se resolve tudo por email e telefone!

    Se te interessar, falo mais o q eu vi, principalmente a porrada de referência que me passaram e eu ameeeei!
    To me “forçando” (não é bem forçar, é mais me motivar) a melhorar meu traço e ficar boa em 3 anos (é pouco… mas se eu não estipular um praz, acabo nem treinando nem nada).

    Mas então, valeu mesmo pela dica… qto ao Photoshop, eu quero aprender a usar o bendito de forma decente!
    Jah q vc tah por ai, pq nao aproveita e, qdo comprar seu proprio pc, se dê de presente uma Tablet… ou vcx jah tem? Pq vc ia amar! Eu me arrependo de não ter comprado uma maior…

    Saudades de vc, louca!! A Maraca tá aqui em SP!! UHAHUAHU
    Muitas saudades mesmo de vc!!

    Poutz, desculpa ai pelo comentario gigante…
    Beijos!!

    PS: AHAHHA que brega, eu quase chorei qdo li alguma coisa q vc me escreveu… to ficando muito cafona mesmo! HAHHAU

  5. cesar fantasia Says:

    querida amiguinha vc ta reclamando que tem que pagar 24
    reais por uma moeda de 2, é que vc nao sabe que a nova de
    5 reais será vendida por 110,00.só porque se refere aos 50
    anos de brasilia…os 100 anos de br/jp foram desvalorizados.
    para o brasil…50 anos vale mais que 100. sakô?
    Japao é outra coisa,minha filha mora ai em toyohashi com o
    meu neto e sao brasileiros de sampa. abraço


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: