Kairo!

Formas de se escrever kairo em japonês:
Kanji: 懐炉
Hiragana: かいろ
Katakana: カイロ

O Inverno chegou. Saco. Na verdade, tecnicamente, ainda é Outono, mas já está bem frio. E já nevou dois dias aqui onde moro e, para mim, neve = Inverno. No Inverno passado, até tirei duas fotos para comparar a friaca que é aqui, em relação ao Outono. [Pense pelo lado bom, Miyuki. Você podia estar em Hokkaido =P]


Eu durante essa “delícia” de Inverno =P

Só que os japoneses bonitos inventaram uma coisa muito muito muito linda e fofa e mega boa e tudo de bom e super útil e que é o mááááximo e me ajuda a sobreviver na friaca nipônica. Chama-se “kairo”. Eu não sei nem se isso tem tradução em português, mas basicamente é uma almofadinha que esquenta e que evita que seus ossos congelem.

Existem de dois tipos, pelo que andei vendo, o descartável e o reutilizável [que eu nunca vi; se vi, nunca reparei] mas assim… na prática, eu só compro um, o descartável, que é muuito prático: é comprar, tirar da embalagem e ser feliz! Funciona como uma bolsa de água quente, mas sem água, leve, prático e pequeno [sim, ADORO coisas práticas; se não é prático, não é bom =P]. Eu sempre tenho uns 3 ou 4 na bolsa.

O pacote, geralmente, é assim: um saquinho plástico contendo 10 embalagens plásticas dentro e cada embalagem tem uma “almofadinha”. Quando você abre uma dessas embalagens individuais, essa almofadinha tá fria, à temperatura ambiente [ou seja, ambiente gelado = almofadinha gelada]. Aí você espera um pouquinho [tem quem dê uma esfregadinha com as mãos na almofadinha, mas não influi em nada] e o treco começa a esquentar, esquentar, esquentar… o quentinho dura cerca de VINTE horas! E esquenta muuuito! Segundo o fabricante, esse treco fica entre 40ºC e 53ºC, mas chega a picos de 63ºC!!!! Contato direto com a pele queima. Não recomendo.


Embalagem normal, com 10 unidades dentro


Uma embalagem individual – essa coisa branca é a tal amofadinha

Vem em vários formatos: retângulos médios e pequenos, com ou sem cola para grudar na roupa [é tipo colinha porcaria de absorvente externo: se desgrudou uma vez do tecido, nunca mais cola de novo], bem pequenininho para enfiar dentro do sapato, saquinhos para colocar dentro do bolso, voltado para uso médico… para mim, o retângulo médio [13×9,5cm] com a tal colinha porcaria é ideal. Grudo na blusa e fico feliz.


Saquinho para colocar dentro do bolso


Embalagem com kairos pequenininhos, com um case fofo para colocar a almofadinha dentro e, assim, evitar contato direto com a pele. Aí é só jogar no bolso.

Vende em qualquer lugar: farmácia, hyakuen [o 1,99 daqui – aliás, um dia eu tenho que escrever sobre o hyakuen, que é, tipo, the best thing desse país! /o/], combini [lojas de conveniência], supermercado… Esses dias comprei um pacotinho econômico bastante singelo na farmácia, contendo TRINTA kairos. Pesado pra caramba, a bicicleta quase tombou o__O [o fato de eu também ter enfiado no cesto da bike, além da caixa de kairo, 5 caixas de lenço + pacotão com lenços de bolso + pacote com DEZOITO rolos de papel higiênico + 2 xampus nem contribuiu em naaaaaada para isso hohoho]


Caixinha meiga com 30 unidades. Foi uma dessa que comprei [mas de outra marca, que estava em oferta – metade do preço! /o/

Dentro de cada saquinho tem uns grãozinhos – parece areia. O povo fica imaginando que seja carvão ou rocha vulcânica e eu fico imaginando que essa gente come cocô porque naonde que carvão fica quente assim à toa? E rocha vulcânica, além de não ser a coisa mais fácil de se comprar na esquina, também não deve ficar quente desse jeito, por nada. Porque… meu, o povo não pensa, que raiva! Se o treco saiu da fábrica frio, quando você abre tá frio e só depois que você abre a embalagem plástica é que o treco esquenta, NUNCA que ia ser carvão ou uma porcaria de rocha vulcânica esfarelada. Tipo… hello-o! Se assim fosse, o treco seria quente o tempo inteiro e não ia ficar frio depois de 20 horas. Como diria minha vó: essa gente acha que cabeça serve só para ser suporte de chapéu. ¬¬””’


Modelo para colocar dentro do sapato


Modelo de sapato [espécie de pantufinha] para usar em casa ou no serviço -se for permitido- com espaço para encaixar o kairo dentro

Eu tinha certeza de que tinha algum treco químico aí dentro, mas não sabia o quê. Pelo que me traduziram mais ou menos, rola alguma coisa de ferro [que a gente não entendeu o que era] e é a oxidação dessa coisinha de ferro que produz o calor. E essa oxidação começa quando você abre a embalagem plástica e o ferro entra em contato com o ar. Então, nada de carvão de fim de churrasco ou rocha de vulcão esfarelada! =P Só sei que se um dia eu voltar ao Brasil vou levar um LOTE desses trecos comigo. Afinal, São Paulo também tem umas madrugadas bem frias…




Modelos para uso médico [na verdade, é do tipo self medication: você não precisa de nenhuma receita médica para poder comprar]. Alivia dores e eu não sei se tem alguma coisa especial na composição, porque nunca comprei… Para dor nas costas, uso o velho e bom [e fedorento] Salonpas mesmo – porque aqui não tem Emplastro Sabiá, então a gente se vira com o que tem… hohoho

4 Respostas to “Kairo!”

  1. Laura Medeiros Says:

    meu, que coisa de louco! 0_o
    como assim essa porra esquenta só em contato com o ar? explica desenhando e com legendas porque eu não aprendi isso na aula de física/química.

    vou te contar, o que seria da humanidade sem o ócio, aposto que um japones tava passando aquele frio descomunal quando foi fazer xixi e teve essa idéia de fazer lencinho que esquenta. aposto!

    por isso que eu digo que lugar de ler é no banheiro, as melhores idéias vc tem sentado no trono, é pura inspiração.

    imagina o cara ganhando o nobel ‘oê galera, tive a idéia de desvendar o dna humano e descobrir a porra que tava matando geral na africa soltando a alcione no trono, doeu, mas valeu a pena’. *galera levanta e aplaude de pé* pior que vai ter um imbecil na platéia que não vai entender e vai gritar: ‘CANTA ALCIONE AÊ’

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAA

  2. Gil Says:

    Pô, que coisinha legal essa, hein? =P
    Eu não sabia que tinha esse negócio de esquentar sozinho e talz.. e durar um tempão ainda!
    vou ver se encontro algum lugar para importar isso.. hahaha

    sibem que tá um calor infernal aqui em são paulo hojee.. =/
    quer trocar? =P

    beijão! =*

  3. Maria Filomena Centeno Says:

    olá!!!!!
    Cheguei da suiça agora, e corri logo para a net procurar as almofadas quentes!
    Em Chamonix, ia morrendo sem mãos com o frio e luvas pouco praticas. Então uma japonesa deu- me essa coisa maravilhosa que eu nem quis acreditar. QUERO COMPRARRRRRRRR!!!! Onde aqui em Portugal? e pela net???

  4. Debs Says:

    Putz, eu cheguei a usar isso!! eu esquentava e colocava nos bolsos… mas foi uma ou duas vezes só, eu sou mto pão dura, preferia passar frio.. =) hghaGag


Deixe uma resposta

