Feliz (quase) Natal

Tá, o Natal já foi, mas enfim…

Eu não consigo entrar no clima de Natal aqui. Tem enfeite nas lojas e tal, mas NÃO ROLA clima natalino nesse país. Enfeite de Natal na rua? Uma ou outra luzinha [em cidades maiores até rola mais enfeite, mas aqui, cidadezinha do interior com pouco mais de 110 mil habitantes… sério, não rola. [Rá! Onde vim parar? Saí de São Paulo, num país com tradição católica, que tem SÓ 11 milhões de habitantes a mais que Komatsu, num país primordialmente xintoísta e budista, e tô esperando clima natalino? =P]

Ceia de Natal? Não existe. Naaaaada do que minha família costuma fazer nessa época, lá no Brasil, existe por aqui. Peru assado? Não. Tender com abacaxi ou laranja? Não. Lombinho recheado? Não. Arroz com passas? Não. Panetone? Não. Chocotone? Não. Rabanada? Não. Castanhas? Não. Camarão com molho de catupiry? Não [mesmo porque NÃO EXISTE catupiry por aqui! Pavoroso!]. Salada de maionese? Não. – chega, fiquei com fome só de lembrar …=P

Natal com a família? Só a brasileirada mesmo. E os católicos [sejam japoneses, peruanos, etc.]. Aqui, japonês passa o Natal trabalhando. É um dia normal, como outro qualquer. Quando rola algum tipo de comemoração, é homem com mulher [ou mulher com mulher ou homem com homem, vai saber a preferência], em motel. Árvore de Natal? De novo, só quem tem o costume. E em algumas lojas de departamento e shoppings. Luzes na rua? Nope. Ou quase nada. Prédios enfeitados com luzinhas, como os da Paulista? Faz-me rir.


Isso non ecziste no Japón. (Fonte da imagem)

O que tem aqui é o Bolo de Natal [Kurisumasu Keeki ~ “Christmas cake”), que é, basicamente, um bolo parecido com pão de ló com cobertura de chantily e alguma fruta vermelha [normalmente, morango]. Só. Até existem algumas variações, mas o “clássico” é isso aí.

Tenho que dizer que eu ADORO esses bolos, mas, meu, NUNCA que isso me remete a Natal. Gosto porque é macio e não é muito doce. Na verdade, amo os doces do Japão, então sou suspeita pra falar qualquer coisa.


O bolo branco é o Bolo de Natal tradicional. Os outros são as variações. (Fonte) Olha o tamanhozinho desses bolos. Isso é que mata. Como essa gente consegue ser feliz pagando caro por uns bolos tão pequenos? [eu acho caro pagar cerca de 50 reais – pra mais- por um bolinho que tem o diâmetro mais ou menos igual ao diâmetro de uma pizza brotinho ~ ainda que esse seja o preço normal de qualquer bolo confeitado por aqui=P]

Ah! E tem os cartõs de Natal! Um mais fofo que o outro [e, óbvio, caros também]. Enfim. Natal no Japão não é muito mais que isso não.

Feliz quase Natal atrasado! =P

5 Respostas to “Feliz (quase) Natal”

  1. Diana Says:

    Mude de negócio e venda bolos, aparentemente vale a pena! Mas sem pedaços de colher de pau, ok?😄

  2. Gil Says:

    Pqp, como assim não existe catupiry!?!?!? o__o’
    Você acabou com os meus sonhos, Miyuki! Nunca vou poder me mudar para o Japão agora.. hahahahaha..

    Isso me lembrou o post de um cara falando sobre como encontrar queijo no Japão: http://nihonhacks.com/japanese-services/how-to-find-cheese-in-japan/
    Eu não viveria sem catupiry… =P

    Bom, feliz natal para você também! ^^
    meio atrasado, hehehehe..
    e feliz 2009, caso nao volte aqui até o ano que vem! =]

    Beijão!

  3. Rosie Says:

    Miyukitcha!!!
    Poxa, faz maior tempão que não falo contigo… Gomen ne! Ando meio sumida, meio sem tempo pra internet e tal… E sempre que entro no msn não te encontro! =(
    O que tem feito por ai?? Tá tudo bem com vc??
    Eu tb tinha feito um post sobre esses Kurisumasu Keeki!😄 hahahha Também adooooro esses doces japoneses! =9999 ai ai ai, pena que aqui nem tem ou, se tem, é muuuito caro! Acabo ficando só nas “Anamarias” mesmo! ahhahaha
    Bem, espero que a virada de ano tenha sido boa ai!! E desejo tudo de bom pra vc e para seus pais, muita saúde, união, alegrias, conquistas e muitos docinhos japoneses!! =D
    Bjuus Miyukitchaaa!!! Fica bem! ^^

  4. Laura Medeiros Says:

    “Feliz natal, animal imundo, e feliz ano novo tbm!”

    Não sei porque mas sempre me lembro dessa frase do filme esqueceram de mim 2. =P

    Meu, que Natal mais chifrin. Eu não gosto de Natal, é muita hipocrisia pra uma data só, é perdão vindo de todo lado, afff. Mas acho legal ver as lojas enfeitadas, as avenidas ‘ilumiadas’, adoro panetone, por mim deveria ter panetone todos os dias na padaria, e meu, tem cereja *_* eu amo cereja, tava custando 0,89 cents no Carrefour, comprei 6 sacolinhas e me esbaldei. É muito bom, só por isso, mas é bom.

  5. maraca Says:

    bah, tirei uma foto igualzinha a essa da última vez q fui pra sp xD (do banco enfeitado lá na paulista)


Deixe uma resposta

