Japão, terra de…

COMIDA PERUANA!

Sim, porque, vou te falar, como tem peruano nesse país!!!

No Brasil, nunca vi comida peruana [sei que tem, só não sei onde encontrar – digo, coisa que caiba no meu bolso =P]. Na verdade, eu sou uma vergonha, porque tenho um amigo a quem adoro e a criatura é made in Peru. Sim, eu sei, shame on me.

Aqui, comi lomo saltado [que as peruanas que conheço me ensinaram que se pronuncia “lómo sartádo”] e alfajor; e já tenho um ceviche prometido para um futuro breve [espero que se realize, porque parece MUITO bom!]. Sim, conheço praticamente nada da culinária peruana; fui experimentar AQUI, do outro lado do mundo [mesmo tendo o tal amigo peruano! Shame on me again!]. Porque eu sou uma pessoa prática. Para quê experimentar no Brasil que é pertinho do Peru, se posso ir à p***a do outro lado do planeta, não é mesmo?


Lomo saltado

O lomo saltado são tiras de carne com pouca gordura [tipo filé mignon] com cebola, tomate e batata frita. Tudo junto! E é apimentadinho! [não muito; na medida certa. Muito delicinha!] \o/


Alfajor peruano

Alfajores eu já conhecia; o da Turma da Mônica [que eu não gostava muito] e o absolutamente necessário e argentino Havanna! Havanna r0x big time! \o/ O peruano me pareceu diferente… o que comi era BEM parecido com esse da foto.

O que notei de diferente: a massa é mais salgada, mais amanteigada [embora mais sequinha; lembra, vagamente, um sequilho, mas é MUITO mais úmida que um sequilho] tem uma camada GIGANTE de açúcar de confeiteiro [segundo a peruana que me deu, esse alfajor é perigoso porque tem gente que, ao comer, SUGA o açúcar para não perder o doce e ENGASGA, podendo ficar com falta de ar o____O] e esfarela muito.

Mas assim, MUITO.

Mesmo.

Coma em cima de um prato. Não esqueça da colher [porque você vai perder quase um terço do treco, esfarelado -farofa doce, sabe?-, então use a colher para comer aquele monte de massinha quebradiça+açúcar+nacos de doce de leite que caírem no prato] e do guardanapo [a sujeira é grande. Enorme. Colossal. Sei do que estou falando, confie em mim.]


Ceviche [ou cebiche]

Nunca comi. Prometeram-me. Quero. E quero com força.
Meu! Tipo, salada de frutos do mar [peixe de carne branca + lagosta ou camarão ou ambos + polvo + lula + ostras] marinados em suco de frutas cítricas [normalmente limão, mas dá para usar outras frutas também]! O ácido dá uma quebrada nas proteínas da carne, “cozinhando” os frutos do mar e aí você joga umas cebolas roxas e… *babando* EU QUERO!!!! ♥♥♥♥♥

***

Ah, como pude me esquecer? Aqui também experimentei a INCA KOLA! Inca Kola é tipo o Guaraná Jesus o sonho cor-de-rosa dos peruanos. É um refrigerante horrendo, diga-se de passagem, mas quem sou eu para falar algo, já que detesto refrigerantes? de tutti-frutti. Meu! Sério! INCA KOLA. Pachacútec deve estar se revirando no túmulo bwarhuaruahuahuahahahahahaa


Inca Kola em toda a sua glória

Dois slogans g-e-n-i-a-i-s: “THE GOLDEN COLA” e “EL SABOR DEL PERU” Huahuahauhauaa E isso é líder no mercado peruano [não que esse refrigerante tenha conseguindo desbancar a coca cola, já que esta comprou quase metade das ações do “sabor do Peru” isso soou muito estranho… =P]

Meu! Olha a cor dessa bagaça! Refri radioativo!

***

Viva el Japón! \o\ \o/ /o/

6 Respostas to “Japão, terra de…”

  1. Gushi Says:

    Bláááá… alfajor peruano bom mesmo é o da Dona Cecilia (mãe do seu amigo peruano), alfajor havana é bom o dela é EXCELENTE e tem outro doce peruano que é mto bom tbm chama TURON ou TURRON enfim é um doce mó gostoso e olha que eu não sou fã de doce mas esse não tem como não gostar.

    Inca Kola!!! O Viado do Manuel nem trouxe qndo foi pro Peru, tbm trouxe uma CAIXA de um tal de Doña Pepa q eu falava que era Dona Teta e não deu 1 pra mim!!

  2. debs Says:

    Queria experimentar essa bagaça radioativa aí (Inca Cola).
    O Slogan de refri de pomelo “Paso de Los toros” tb é muiitoooo bom: “ARROLLA LA SED”

    HAUAHaaha

    Esse alfajor é salgado?? eca.. mas é engraçado, parece sonho ou doce feito na hora…
    to com fome…

  3. Miyuki Says:

    Gushi:
    Da D. Cecilia eu só conheço o ovo de páscoa [aliás, thanx ^^]. Esse turrón seria isso, por acaso? Parece uma mistura de bolo com torrone [mas deve ser bom]. Aliás, foi a caixa disso que o Mané comprou e não dividiu com você? Certo ele! Eu acho que tb não dividiria! BWARHUARHUARHUAHUAHUHAUHAAAAR

    Esses dias ganhei um doce chamado MAZAMORRA MORADA da mesma peruana que me deu o alfajor. Ela disse que vai maiz morado [aquele milho preto] na receita e que “morado” é um tom de roxo, em castelhano. Eu ainda não descobri o que significa mazamorra. Minha definição [SUPER EXPLICATIVA] para mazamorra morada: parece um vinho quente, sem o vinho. E é gelado. E vai ameixa [que eu, disfarçadamente, deixei de lado, porque ameixa é igual uva; só é bom quando tá fresquinho]. E é meio gelatinoso. E vai o tal milho preto [só tô dizendo isso pq ela me disse, senão eu NUNCA ia desconfiar disso]. À primeira vista, tem cara de geléia.

    Aurélio, eat your heart out!!!! Rá!

    Déba:
    Guaraná Jesus é menos pior que Inca Kola. Esse troço é HORRÍÍÍÍÍVEL!!!!! Só é legal para se disfarçar de ET e fingir que isso é a bebida do seu planeta e coisa e tal…

    “Arrola la sed” huahauhauahuahauhauahuahauhaa

    O alfajor não é salgado, mas a massa é LEVEMENTE salgada. Imagine um bolo feito com margarina COM sal. Mais ou menos isso. É bem gostoso. O problema é que suuuuja que benzadeus! Tem que trazer as galinhs pra comer as migalhas que caem. =P

  4. dabidomo Says:

    ahuahauhau…essa inka cola tem cor de xixi…rs. Sabe quando vc fica aquele tempão sem mijar e quando vai no banheiro libeirar os danados =) sai aquele amarelão??? Pois é, é esse. ……rs.

  5. dabidomo Says:

    Uma vez fui num restaurante peruano com um amigo em Hamamatsu. Era a primeira vez que experimentava da culinária inca e meu amigo pediu de entrada uns mexilhões cobertos com cebola e coentro e prato principal o tal do lobo sartado. Que delícia!!! Aquela foi a única vez que comi comida peruana e minha boca saliva quando penso naqueles mexilhões…hummmmm

  6. Memechan Says:

    Esse alfajor parecia um bem casado gigante


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: