Goemon

Ishikawa Goemon [石川五右衛門], reza a lenda, era um ninja meio à la Robin Hood: roubava ouro e pertences dos ricos e distribuía a riqueza entre os pobres. Matou um montão de pessoas. Sim, era bandido.

Só que havia esse outro cara, Toyotomi Hideyoshi [石川五右衛門].

Hideyoshi foi um daimyo [senhor feudal] que viveu no Período Sengoku [1467-1573] que sucedeu seu antecessor, Oda Nobunaga, e é reconhecido como um dos nomes mais importantes da unificação do Japão [que antes era formado por vários Estados que viviam guerreando entre si yadda yadda yadda, o de sempre]. O período em que governou ficou conhecido como Período Momoyama [1568-1600].

Foi sob ordens dele que se iniciou a construção do famoso Castelo de Osaka [Osaka-jo – aliás, eu fui lá uns anos atrás! LINDO! Quero dizer, lindo por fora. Virou museu e é uma pena que tenha ficado MESMO com cara de museu por dentro, perdendo TODA E QUALQUER relação visual com a época; o lugar tem projeções holográficas, lojinhas… Adorei por fora, achei muito bom historicamente por dentro mas passou longe de me impressionar; eu acho que esperava me sentir mais na época, mesmo sabendo que museu tem toda aquela coisa de ambientação para as peças originais expostas não virarem poeira e coisital… =P]


Osaka-jo; ok, eu sei que a cor tá estranha, mas tirei essa foto num dia nublado em 2006 e eu tava LONGE de ter qualquer noção de fotografia [ainda tô, mas acho que evoluí um pouquinho]… e minha antiga câmera não deu conta de pegar o castelo inteirão… *sigh* Pena que não podia tirar foto na parte de dentro do castelo… =/

Entãããão. Dizem que o Hideyoshi assassinou [ou mandou assassinar] a esposa do Goemon, e ainda sequestrou o filhinho dele, Gobei. Daí, Goemon, muito irado, foi lá tentar assassinar o Hideyoshi, mas, acidentalmente, fez barulho ao bater em um sino mas que ninjazinho incompetente de merda!. Isso chamou a atenção da guarda do Hideyoshi. Preso, Goemon foi condenado a morrer COZIDO num caldeirão de ferro, junto com seu filho [Goemon ficou segurando o menino acima do nível da água, até morrer]. Hideyoshi era CRUEEELLL!!!

Enfiiim. Eu sei que o Hideyoshi existiu de verdade. Nunca havia ouvido falar do Goemon. Eu *acho* que esse cara foi só uma figura do folclore -nem procurando info para esse post achei muita coisa sobre a vida ele [só sobre a lenda]-, mas vou dar uma pesquisada melhor mais adiante…


Goemon e Gobei durante a execução

E tuuuudo isso é para escrever que estou com o filme Goemon aqui.

Era para ter assistido ontem, mas, né, é inverno. Ursos HIBERNAM no inverno. Eu sou um urso. Ontem foi minha folga e passei 2 horas e meia fora [compras na farmácia + restaurante MOINTO bom de udon] e o resto do dia… dormi. Fui dormir lá pelas 14h… acordei às 7h30 da manhã! E assim que finalizar o post vou lá dormir de novo porque tenho que ir trabalhar mais tarde vidinha de merda essa de ser pobre; preciso enriquecer logo ¬¬’

O trailer parece um jogo de video game, mas fiquei curiosa para ver. E olha que eu, particularmente, NÃO gosto de:
-visual de video game [quero dizer; não é que eu não gosto; eu DE-TES-TO];
-efeitos visuais o tempo inteeeeeiiiiro;
-lutas coreografadas;
-estética NADA-A-VER [Que que são essas roupas?? E esses cabelos?? Estamos vendo um mangá, é isso? Pô, até Vagabond -aliás, um dos melhores mangás que já li! ♥- e seu visual punk mas todo-mundo-bem-bonito-vamos-ser-modeléti tem estética mais condizente com a época retratada! ¬¬’]


“Olá. Até eu sou esteticamente mais fiel à História!”

Enfim. Pretendo assistir na minha próxima folga. Apesar dos pesares, parece interessante. E, se tem um fundo histórico, aí me atrai ainda mais. Tomara que seja bom. =)

2 Respostas to “Goemon”

  1. Bears Says:

    Vc é um urso ou uma ursa?!?!?
    Será q somos parentes? :^D

    Manda lembranças pra família ai no Japão!!!

  2. Gushi Says:

    Tem um jogo de Playstation 2 que conta historias desse periodo no Japão, aí tem o Goemon Ishikawa, Oda Nobunaga, Yeyasu Tokugawa… tdo bem que eles nem de longe parecem com os reais mas a historia pelo que eu sei é certinha.


Deixe uma resposta

